• sábado, 22 de setembro de 2018
  • 04:09 Icone do tempo--ºC / --ºC

Saúde

13/3/2018 às 05h54

Remédios genéricos contra hipertensão e diabetes são os mais comercializados

Genéricos são um dos tipos de medicamentos mais procurados pelos consumidores nas drogarias e farmácias   (Foto: Lucas Mello/JR) Genéricos são um dos tipos de medicamentos mais procurados pelos consumidores nas drogarias e farmácias (Foto: Lucas Mello/JR)

Comprar alimentos, bebidas, roupas e medicamentos são algumas das principais necessidades básicas. Fazer pesquisas de preços antes de efetuar uma compra é uma das opções ao consumidor para driblar os custos mensais diante da recuperação econômica que o País passa.

No setor de farmácias e drogarias, pesquisa divulgada no ano passado pelo Pró Genéricos (Associação Brasileira de Indústrias de Medicamentos Genéricos), informa que o volume de vendas de medicamentos do tipo no País teve um aumento de 11,78% se comparado ao ano de 2016.

Em Dracena, segundo representantes desse setor, os medicamentos genéricos são os mais procurados pelo consumidor.

Segundo o proprietário de uma drogaria na cidade, Danilo Lapenta, ano a ano, as vendas de remédios genéricos vem aumentando. “O consumidor passou a aceitar e ter confiança” disse Lapenta, sobre a comparação com o medicamento referencial.

Ainda conforme ele, a redução nos preços dos remédios genéricos vem caindo ano a ano em virtude da concorrência entre as indústrias farmacêuticas desse tipo de medicamento. De acordo com ele, existe uma lei que o medicamento genérico deve ser comercializado 40% a menos que o valor de um produto de referência.

Dos tipos de medicamentos que é vendido em sua farmácia, 19% são genéricos e os mais procurados pelos clientes são para os tratamentos de hipertensão e antimicrobiano. Eduardo Reis Alves, também proprietário de farmácias, as vendas dos medicamentos referenciais ainda são os mais procurados pelos consumidores, no entanto, ele analisa que os genéricos também vêm crescendo. “Um produto tem a mesma qualidade, o mesmo fabricante e é o que apresenta com o menor preço. Tem médicos que já receitam medicamentos genéricos”.

Alves informou que os medicamentos genéricos para o tratamento de pessoas com hipertensão e diabetes são os mais procurados.

Segundo ele, assim como os de referência, os medicamentos genéricos são fabricados e passam por vários testes clínicos rigorosos nos laboratórios.

 

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também