• domingo, 20 de agosto de 2017
  • 08:55 Icone do tempo--ºC / --ºC

Região / Junqueirópolis

13/8/2017 às 05h05

Vacinação antirrábica encerra dia 26 e prevê a imunização de até 2 mil cães

Vacinação antirrábica está sendo aplicada em cães e gatos nos postos instalados nos ESFs do município
 (Foto: Gilmar Pinato/JR) Vacinação antirrábica está sendo aplicada em cães e gatos nos postos instalados nos ESFs do município (Foto: Gilmar Pinato/JR)

A Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos em Junqueirópolis, prossegue até o próximo dia 26, em postos pela Vigilância Epidemiológica (VE), nos cinco postos de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) do município.

Na zona rural, a campanha foi realizada entre os dias 25/7 a 28/7, com postos de vacinações na vila Duas Barras, vila São João, bairro Paraisinho, bairro Pastinho e Usalpa.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE) e Sanitária (Visa) Gláucia Damasceno Clemente, reforça a população do município a levarem os cães e gatos para vacinarem, principalmente após ter sido encontrado recentemente no município de Caiuá, a cerca de 80 kms de Junqueirópolis, na região de Presidente Prudente, um morcego com o vírus da raiva.

LEISHMANIOSE- Junto com a vacinação contra a raiva, está sendo feito o teste rápido (inquérito canino), que é o exame de sangue do animal para checar se o cão é ou não portador do protozoário leishmania, transmissor da leishmaniose. Neste ano foi registrado em Junqueirópolis, um caso de leishmaniose em humanos no mês de março. O paciente passou por tratamento e se recuperou.

De acordo com o médico veterinário da VE, Wainer Chiari, que acompanha a vacinação a previsão é que sejam imunizados e realizados os testes rápidos em cerca de dois mil cães, mas o número de gatos ainda não há previsão, por ser um animal mais difícil de ser apanhado. Porém Chiari explica que as vacinas para os felinos ficarão liberadas no Centro de Saúde para os proprietários vacinarem seus animais de estimação.

POSTOS-Os postos de vacina vão funcionar das 8h às 14h. A campanha na zona urbana começou no dia 7, segunda-feira. Nos dias 14 e 15, o posto funcionará nos ESFs 3 e 6 (Avenida Latina-555), nos dias 16 e 17, no ESF 4 (Rua Rio de Janeiro, 155) e nos dias 24,25 e 26, no ESF 5, na Praça Álvaro de Oliveira Junqueira.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também