• segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
  • 03:49 Icone do tempo--ºC / --ºC

Cidade

13/8/2017 às 05h03

Biblioteca de Dracena conquista equipamentos para deficientes visuais

Prefeito Juliano e autoridades presentes no anúncio da conquista
 (Foto: Assessoria de Imprensa) Prefeito Juliano e autoridades presentes no anúncio da conquista (Foto: Assessoria de Imprensa)

Os deficientes visuais de Dracena e região terão uma nova forma de acesso à literatura. Em breve, a Biblioteca Municipal Profª Nilce Terezinha Arinos de Carvalho passará a contar com um computador adaptado para leitura no sistema Braille, a linguagem universal de escrita tátil utilizado por pessoas cegas.

A conquista desse equipamento é fruto do trabalho realizado pelo bibliotecário da Prefeitura de Dracena, Bruno Dallaqua, que inscreveu e enviou toda a documentação da cidade no projeto desenvolvido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O novo computador, que será instalado no prédio do futuro Cedrac (Centro Dracenense de Atendimento ao Cidadão – Av. José Bonifácio, nº 950), será munido de tecnologia assistiva capaz de assegurar o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual. Além desse equipamento, a biblioteca municipal receberá um ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA.

“Essa é uma grande conquista para Dracena e região. Esse equipamento permitirá a leitura de grandes obras por pessoas que hoje não tem essa possibilidade”, salientou o prefeito Juliano. “Quero parabenizar o Bruno, que aproveitou a oportunidade de cadastrar nossa biblioteca no programa”, completou Bertolini.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também