• sábado, 29 de abril de 2017
  • 20:23 Icone do tempo--ºC / --ºC

Região / Adamantina

25/2/2015 às 03h55

Caravana Sesc traz a mesatenista Emiko Takatatsu

Adamantina recebe ícone do tênis de mesa em evento aberto ao público (Foto: Divulgação) Adamantina recebe ícone do tênis de mesa em evento aberto ao público (Foto: Divulgação)

Adamantina receberá amanhã, 26, a partir das 9 horas, no Adamantina Tênis Clube (ATC) a mesatenista Emiko Takatatsu. A vinda da atleta faz parte da Caravana “Esporte para Todos” e é resultante de uma parceria entre o Sesc (Serviço Social do Comércio) Thermas de Presidente Prudente, o Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicato Patronal do Comércio de Adamantina e Região) e a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Selar).

A parceria tem como objetivo fomentar a prática de atividades físico-esportiva no município e conscientizar sobre o esporte participativo. A Caravana “Esporte para Todos” é aberta ao público.

Nesta edição, a Caravana contará com a presença da mesatenista Emiko Takatatsu, a primeira jogadora Nikkei a se destacar no tênis de mesa, em um local de encontro que os japoneses chamam de kaikan, na colônia de Vargem Grande Paulista, onde morava e havia uma mesa para praticar em casa, coisa rara para as famílias no Brasil da década de 1950.

A mesatenista participou pela primeira vez dessa competição quando tinha apenas 12 anos, em 1956. Um ano depois fez sua estreia em um campeonato paulista e foi então “descoberta” pelo então diretor de Tênis de Mesa da Sociedade Esportiva Palmeiras, que a levou para a capital.

No Palmeiras, daquela época, treinavam os melhores jogadores do País como Ubiraci da Costa, o Biriba, e Alberto Kurdoglian, o Betinho, mas cada um tinha que se virar, pois não havia técnicos. Mesmo assim, Emiko conquistou seis títulos brasileiros, em uma época em que a participação não era tão frequente.

Durante  mais de 20 anos (fim da década de 50 ao fim da de 70), Emiko conquistou o Campeonato Paulista adulto 14 vezes. O primeiro em 1958 e o último em 1976. Durante o período foi tricampeã Sul-Americana, somando um total de 15 títulos em todas as categorias, e participou de três Campeonatos Mundiais, em Praga, Saraevo e Calcutá.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também