• segunda-feira, 22 de outubro de 2018
  • 15:32 Icone do tempo--ºC / --ºC

Região

11/9/2013 às 05h00

UFPR/ITTI realiza análise da água na divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo

A UFPR, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI) realiza hoje (11), a coleta de amostras da água na Ponte sobre o Rio Paraná, divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo. O objetivo é verificar se a construção da ponte está interferindo na qualidade da água.

A coleta integra o Programa de Proteção de Corpos Hídricos. O monitoramento é realizado dentro do projeto de gestão ambiental G-Pontes aplicado durante a construção da ponte que faz a divisa entre os municípios de Três Lagoas (MS) e Castilho (SP).

Além do monitoramento da qualidade da água, a UFPR/ITTI também realizará o Programa de Controle de Ruídos, que irá verificar se há poluição sonora no entorno da obra.

G-PONTES - O Projeto G-Pontes é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) para a gestão ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais, com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais. Atualmente o ITTI supervisiona a construção da Ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262, entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

ITTI - O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também