• sábado, 22 de setembro de 2018
  • 04:24 Icone do tempo--ºC / --ºC

Saúde

14/9/2018 às 05h08

UBS do Santa Clara volta a atender e oferece nova especialidade: pediatria

A Unidade Básica de Saúde já está atendendo, segundo a enfermeira responsável Ana Cléria, os mais de oito mil moradores dos quatro bairros próximos podem procurar serviços médicos no local

Equipe de profissionais e estagiários que trabalham no atendimento a população (Foto: Lucas Mello/JR) Equipe de profissionais e estagiários que trabalham no atendimento a população (Foto: Lucas Mello/JR)

A Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Eduards Ligeris”, do bairro Santa Clara voltou a atender pacientes na segunda-feira, 10, após ter ficado fechada em virtude das avarias causadas no prédio por conta da chuva de granizo que caiu na cidade em maio do ano passado.

Segundo a Prefeitura de Dracena, a reforma do prédio como: trocas do telhado, parte elétrica, portas e janelas; pintura e aquisições de móveis e utensílios hospitalares foram investidos aproximadamente R$ 250 mil, oriundos de recursos próprios e emendas parlamentares.   

A reinauguração do local foi no último sábado, 8, com a presença de autoridades.

No primeiro dia de funcionamento, cerca de 80 moradores dos bairros Santa Clara, São Francisco, Vila Lucélia, Jardim Bela Vista e parte da Vila Barros foram atendidos pela equipe profissional de saúde.

A UBS do Santa Clara funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 16h. O local conta com: sala de recepção, três consultórios médicos, salas de inalação, curativos, pré e pós-consulta de enfermagem e uma sala de pesagem para crianças que são cadastradas no programa social do Bolsa Família.

Segundo a enfermeira responsável pela unidade de saúde, Ana Cléria Gonçalves Yasui, os mais de oito mil moradores dos quatro bairros podem procurar por atendimentos como: acolhimento, acompanhamento da gestante do bebê, curativos, dispersão de preservativos e contraceptíveis, enfermagem, exame preventivo (câncer de colo de útero), grupo de educação e saúde, médico, nebulização, planejamento familiar, teste de gravidez e eletrocardiograma.

Ainda de acordo com ela, o corpo clínico do posto de saúde é composto por: três clínicos gerais, dois Geo (ginecologista e obstetrícia) e um pediatra, que começou a atender após a reforma.  

Antes de passar por um desses médicos especialistas, Ana Cléria informa que o paciente deve agendar a consulta durante o horário de funcionamento, munidos com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento com foto.

Após o primeiro atendimento médico, de acordo com a enfermeira responsável, o paciente poderá solicitar a realização de exames como: sangue, ultrassonografia, tomografia, entre outros específicos junto ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

Ana Cléria ressalta que o posto de saúde do Jardim Santa Clara assim como as demais UBS do município fazem atendimentos básicos aos pacientes. Nos casos de urgência e emergência, devem procurar o Pronto Atendimento Municipal (PAM). 

Outras Imagens:

  •  (Foto: Lucas Mello/JR)
  •  (Foto: Lucas Mello/JR)

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também